- COLA FRIA
A escolha adequada do adesivo ou cola para a operação de colagem de abrasivos nas rodas de afinação é muito importante. O produto deve ter capacidade de suportar as grandes pressões de contato e as altas temperaturas geradas no momento do polimento ou desbaste.
As colas frias e os adesivos sintéticos são os mais empregados atualmente para colagem de grãos abrasivos em rodas de afinação. Fria Colagem de abrasivos (óxido de alumínio e carboneto de silício) em rodas/discos.
- MASSA PARA POLIMENTO
- POLIAS PARA POLIMENTO
Massas sólidas
São constituídas basicamente por dois únicos tipos de componentes: o ligante e o abrasivo.
O ligante pode ser composto por uma ou mais gorduras, de origem animal ou vegetal, fornecendo características de aderência, refrigeração e lubrificação e uma mistura de hidrocarbonetos que contribuem para a estrutura física do produto.
Os abrasivos são selecionados levando-se em consideração o tipo (aço inoxidável, ferro, aço carbono, alumínio, latão, zamack etc.), origem (fundidas, extrudadas, estampadas etc.) e estado destas superfícies a serem polidas. Também é considerada a harmonia com os ligantes, que garantirá o equilíbrio entre poder de corte, aderência, lubrificação e brilho final.
Os abrasivos mais empregados são: bauxitas calcinadas, aluminas calcinadas, Trípoli e óxido de alumínio eletrofundido.
Massas líquidas
Veio substituir em grande parte o uso das massas sólidas em equipamentos automáticos e semi-automáticos de polimento. O grande diferencial deste tipo de pasta de polimento para as sólidas é a utilização de um outro veículo para incorporação do ligante ao abrasivo. O meio aquoso utilizado emulsiona as graxas (gorduras animais e vegetais) e incorpora os abrasivos a esta solução. O resultado é um produto que, com o auxilio de uma pistola de aplicação, proporciona um eficiente controle da quantidade e freqüência da massa utilizada
POLIAS PARA POLIMENTO, EM SISAL RESINADO, PANO ,BRIM, ALGODÃO